Subsecretaria da Tecnologia da Informação

Câmeras do Centro de Controle Operacional de Mesquita estão sendo instaladas

Os trabalhos para o funcionamento do futuro Centro de Controle Operacional de Mesquita deram mais um passo. Nesta semana, uma equipe instalou duas câmeras que farão parte do projeto. A primeira está na Avenida São Paulo, na Coreia. Já a segunda foi posicionada na Estrada Feliciano Sodré, na altura de Juscelino. Para isso, vários postes do município receberam painéis solares, que são parte da inovação tecnológica que vem sendo realizada em Mesquita e que, agora, se expande também para a segurança da cidade. 

O Centro de Controle Operacional de Mesquita é um projeto que vem sendo estruturado para oferecer uma maior segurança para a cidade e seus moradores. Isso porque a iniciativa prevê 40 câmeras, que funcionarão com tecnologia de inteligência artificial. 

“Os pontos de instalação são estratégicos e chegarão às divisas com Nilópolis e Nova Iguaçu. Além disso, também estarão nas saídas para a Rodovia Presidente Dutra e para a Via Light. Isso permitirá visualizar quem chega e quem sai da cidade. Ainda, todas as câmeras possuem tecnologia de reconhecimento facial” , adianta Rodrigo Nunes, coordenador de Tecnologia da Informação.

Renovação de semáforos

As inovações promovidas pelo futuro Centro de Controle Operacional envolvem, também, a modernização dos semáforos. Ao todo, 12 equipamentos estão tendo suas redes elétricas trocadas. Isso significa que, com essas atualizações, será possível a instalação de controladores inteligentes, o que auxiliará no fluxo nas vias públicas, bem como na identificação de possíveis acidentes.

Scroll to Top