Subsecretaria da Tecnologia da Informação

Espaço Colabore já funciona em Edson Passos

Dia 11 de setembro de 2023, o Espaço Colabore abriu suas portas para o público em Edson Passos, no município de Mesquita. O local foi pensado para atender principalmente às necessidades da comunidade empresarial e estudantil, mas é capaz de prestar serviços à população em geral. Para isso, o ambiente é propício tanto às pesquisas quanto para o desenvolvimento de projetos individuais, em equipe e até mesmo para empresas já estabelecidas. Isso porque dispõe de coworking com postos individuais com computadores, sofá, sala de reuniões e até mesmo um espaço para palestras, treinamentos ou apresentações. O funcionamento é das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Muita gente se aventura no empreendedorismo, mas nem todo mundo tem espaço físico para apresentar um produto, um serviço ou se reunir, por exemplo, com um possível cliente. Estudantes também precisam, muitas vezes, de um lugar reservado para fazer uma atividade ou se reunir em grupo. No Espaço Colabore, a sala de reuniões recebe confortavelmente seis pessoas e a de apresentações, cerca de 20. Tenho certeza de que fará diferença na trajetória de muitos mesquitenses e incentivará outros municípios a apostarem em estratégias nesse sentido”, avalia o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.

Para utilização do Espaço Colabore, é preciso um agendamento prévio, realizado no site https://colabore.mesquita.rj.gov.br/ ou diretamente no local, a partir dos funcionários que dão expediente. Ali, há seis computadores para utilização dos usuários. A sala de apresentações tem televisão e há sistemas de alarmes e câmeras de vigilância, garantindo a segurança dos usuários e também a proteção dos equipamentos disponibilizados.

Polo de informações

Segundo o vice-prefeito, Ricardo Lucena, a equipe do Espaço Colabore foi treinada para, além de prestar os serviços oferecidos no local, estar apta a dar informações à população relacionadas a outras áreas de atuação da Prefeitura. “Um cidadão que tenha dúvidas sobre IPTU ou temas ligados à Fazenda, por exemplo, pode se informar ali. Ou receber ajuda para abrir uma ouvidoria no Colab ou entender como funciona a dívida ativa”, exemplifica.

Agenda própria

As salas de reunião e de treinamento do Espaço Colabore também terão agendas próprias. “A ideia é beneficiar públicos específicos com palestras e outros serviços. Com o Sebrae, os planos são de organizar, mensalmente, apresentações segmentadas e organizadas em parceria com a própria Prefeitura de Mesquita. O Conselho Regional de Contabilidade também estará, semanalmente, prestando atendimento gratuito a empreendedores”, avisa Fabio Baiense.

Agendamentos

Os computadores podem ser agendados por uma hora e, caso haja interesse do usuário e disponibilidade na agenda, esse acesso é prorrogado pelo mesmo período. Já no caso das salas, o horário de agendamento vai depender do tipo de reunião ou apresentação que os usuários queiram fazer ali. Quem preferir, pode fazer o agendamento diretamente no local, que fica na Avenida Marechal Castelo Branco 131, na esquina com a Rua Marquesa de Grizelda, em Edson Passos.